O Delator – A História de J. Hawilla, O Corruptor Devorado Pela Corrupção No Futebol


Carlos Sílvio do programa Paiaiá na Conectados conversou com o jornalista Carlos Petocilo. Um dos autores do livro O Delator – A História De J. Hawilla, O Corruptor Devorado Pela Corrupção No Futebol, editora Record, escrito em parceria com Allan de Abreu.

Ele falou sobre os boicotes que o livro vem sofrendo: ” os boicotes ao livro são explícitos”, revela Carlos Petrocilo.

Os labirintos de uma história essencial para a compreensão dos avanços e mazelas do nosso futebol. José Hawilla, o maior empresário do marketing esportivo do Brasil, dono de uma fortuna estimada em R$1,6 bilhão, foi preso em 2013, em Miami (Estados Unidos), por agentes do FBI. Era o início de uma saga surpreendente: para escapar de uma condenação judicial quase certa, o brasileiro decidiu tornar-se um delator e, mais do que isso, um espião a serviço do governo norte-americano.

A conversão de corruptor em delator seria a segunda grande metamorfose na vida de J. Hawilla. Por décadas, o ex-radialista nascido no interior paulista e convertido do dia para a noite em poderoso empresário lubrificou uma engrenagem de propinas com sofisticados esquemas de corrupção que desviaram muitos milhões para os bolsos de cartolas mundo afora, sem contar o dele próprio. Flagrado, implodiu seus próprios métodos criminosos. Ao longo de dois anos, por meio de dezenas de entrevistas e pesquisa em milhares de páginas de documentos, os repórteres Allan de Abreu e Carlos Petrocilo investigaram a fundo a vida do empresário.

Clique no link e ouça a entrevista:

Fotos: arquivo pessoal de Carlos Petrocilo