O Encontro!

O Encontro!

Spread the love

O programa Paiaiá na Conectados esteve na terceira edição do “Encontro dos Baianos Nova-sourenses em São Paulo, realizado no Terra Country Interlagos, 14/10/2018.

Tudo começou quando Tarcísio Alves e Dory Soares conversaram para fazer um simples churrasco para um bate papo com amigos conterrâneos.

O persistente Tarcísio Alves levou o caso a sério e em 2016 promoveu o primeiro que foi um sucesso de público e de elogios por parte de quem foi a festa. Isso serviu de motivação para a realização da segunda edição, também realizada em um espaço que é utilizado como um estacionamento e lava rápido.

 

A segunda edição do evento deixou uma constatação: era necessário um espaço melhor e maior para a terceira edição (foto da segunda edição ao lado).

Na zona de São Paulo dificilmente encontraríamos uma casa apropriada e que desse conforto ao público que não fosse o Terra Country Interlagos. Uma casa reconhecida e animada por trazer grandes nomes do samba e várias duplas famosas da música sertaneja.

“O III Encontro dos Baianos Nova-sourenses, 2018, será no Terra Country”, disse Tarcísio Alves em meados de julho.

Como local certo restava trabalhar para que tudo saísse bem feito.

A convite de Tarcísio Alves me juntei na organização que também contava com o competente locutor  Evandro Souza.

Sim, tivemos vário reuniões durante várias noites na casa de Tarcísio Alves. Lembro que uma delas ficamos até a 01h00 da manhã discutindo sobre o cronograma de apresentação dos artistas.

Quanto mais próximo estávamos do evento mais nos reuníamos. Quantas vezes nos falamos por telefone? Várias vezes por dia com  ligações que chegavam durar duas horas. Tudo girava em torno de Evandro, eu (Carlos Sílvio) e com o conhecimento e de Tarcísio.

Havia a preocupação de tudo correr bem. Havia a preocupação de não ter problemas em relação ao conforto do público.

Enfim, é chegado o dia 14 de outubro de outubro de 2018. Eu, Tarcísio e Evandro fomos os primeiros a chegar, 08h4o, estávamos no Terra Country Interlagos. Reservada para ser a casa do cidadão Nova-sourense naquele dia.

As primeiras pessoas, cerca de 6 ou 7, chegaram por volta das 09h45min. Era um bom sinal.

As 10h33min a primeira atração subiu ao palco. A banda Forró Xamegar tocou para poucas pessoas, mas já dava para ter uma ideia que o dia seria de um verdadeiro encontro.

As barracas de comidas típicas já estavam montadas e o cheiro do acarajé baianos circulava entre as pessoas, dando uma fome danada. Claro, que não iria deixar passar em “branco”.

Enquanto as primeiras apresentações subia ao palco a casa começa a lotar para a surpresa do Adalto, responsável pelo Terra Country. “Sinceramente quando Tarcísio veio falar, ficamos com um pé atrás”, disse ele.

A safona de Leozinho do Acordeon “falava” bonito. Como se dali saísse a voz do Rei do Baião, Luiz Gonzaga, ecoando a frase de Euclides da Cunha: “O sertanejo é acima de tudo um forte”. Afinal, foram mais de 2.200 pessoas reunidas, de uma cidade da Bahia(Nova Soure), na maior capital do Brasil.

Tivemos cordel, dessa vez, declamado por Carlos Sílvio, cidadão do Paiaiá e radialista na Rádio Conetados em São Paulo, de sua autoria (Natubeiros em Festa) e, vários cordeis de autoria do cidadão Nova-sourense, Carlos Silva, enaltecendo a bravura do nordestino:

“Salve o povo, brasileiro

Sobretudo o nordestino

Pois correu o mundo afora

Não temeu qualquer perigo

Para mudar o seu destino!”

Também tivemos Bill Show, Iguinho Alves, Daniel Bratho, Anailto Santos, Val, Marcelo Britto, sacudindo a galera e a estreia de Clemilton Santos fazendo voz e violão.

A casa já estava lotada e bonita de se ver. O brilho de um povo se fazia presente. Os encontro de pessoas que há muito tempo não se via, ficava evidente em cada cumprimento, em cada abraço, em cada aperto de mão.

Várias pessoas se descolaram de Nova Soure, BA, cerca de 2.100 km, só para participar da festa.

O cantor Frank Costa, que participa do evento pela terceira vez, levou uma multidão de fãs ao delírio, cantando seus grandes sucessos já conhecidos.

Frank Costa, veterano de estrada trouxe o romantismo através de sua entonação apaixonada. Natural do povoado Raso, o maior povoado de Nova Soure, ele veio a São Paulo, apenas para participar da terceira edição do Encontro dos Baianos de Nova Soure.

A expectativa era para a apresentação da dulpa Uan Sales e Gidalton Melo. Pela primeira vez em São Paulo, a responsabilidade da dupla era grande e sabiam disso. Nervosos, tensos, eles deram conta do recado e galera se emocionou ao ouvir belo drive de Uan Salles.

No camarim estava ele, Penna Seixas,  que nasceu no Paiaiá, saiu de lá aos 12 anos de idade, foi para Dias d’Ávila BA, tomou banho no mesmo rio que Raul Seixas tomou e bebeu da mesma fonte que o gênio baiano Raul Seixas.

Como seria a apresentação de roqueiro em meio a um público de forró? Foi sensacional.

Penna Seixas levou ao público ao delírio e todos catavam juntos hinos como, Metarmofose Ambulante, Gita e outros… Penna, saiu ovacionado e emocionado do palco.

A dupla sertaneja Adelson Barros e Michel fechou a noite as 22h25min com chave de ouro.

Sim, tivemos problemas no dia e durante o evento. Problemas internos que iremos corrigir para a próxima edição e insignificante diante de tudo de positivo que aconteceu.

Sim, foi cansativo, mas um cansaço compensado pela alegria de ver um “povo marcado, ê! Povo feliz!”

Nada se faz só. Mas devemos aqui ressaltar a coragem, dedicação e entusiasmo de um cidadão chamado Tarcísio Alves. Um de caráter e com vontade que ver esse povo feliz. Homen que não visa nenhum lucro, nenhum retorno financeiro. Homem que abre mão de sua vida social para fazer algo em prol de todos. Parabéns, Tarcísio

Alves.

Outra pessoa que devemos citar é Evandro, falar do talento dele como locutor é “chover no molhado”. Trabalhou junto para que tudo se realizasse da melhor forma possível.

Aos nossos parceiros e amigos, nosso muito obrigador e esperamos contar com vocês em 2019.

São eles: Dory Soares, programa Paiaiá na Conectados, Rádio Conectados, Pedro Cardoso, Darlan Zurc, SERPOL, D&dD Viagens, Geneva Construtora, RG 2018, Cecília Gonçalves, Itaécio Prado, Caca Saldanha, Tião do bar, Jaquinho Noronha, Róbson Araújo demais amigos.

Texto: Carlos Sílvio

III Encontro dos Baianos Nova-sourenses em São Paulo.

Realizado no Terra Country Interlagos, dia 14 de outubro de 2018.

Realização: Tarcísio Alves
Colaboração: Evandro (locutor) e Carlos Sílvio

Clique no link assista a reportagem:

Imagens e edição: James Santana
Reportagem: Carlos Sílvio

Realização: TARCÍSIO ALVES

Carlos Silvio

Deixe sua mensagem

Facebook
https://www.youtube.com/channel/UCW7gLoeaKwZ9jy6c3KQjWfw
Instagram
WhatsApp WhatsApp