Nova Soure promove encontro de sanfoneiros

Nova Soure promove encontro de sanfoneiros

Spread the love

Presente na música folclórica de muitos países, a sanfona é um instrumento musical que se tornou popular no início do século XIX na Áustria e na Alemanha. Imigrantes alemães e italianos trouxeram o instrumento para o Brasil a finais do século XIX e, até hoje, é um instrumento na cultura popular do país.

É com esse intuito que vem aí em Nova Soure, Bahia, o oitavo Encontro de Sanfoneiros. Organizado e idealizado por Messias, no Point da Ressaca, ele diz que a ideia surgiu “para valorizar as nossas raízes e preservá-la para as próximas gerações”.

O nome do acordeão, palavra originada do termo alemão akkord (referindo-se a um acorde musical), apareceu pela primeira vez em 1829 em Viena, na Áustria.

No Brasil, é impossível, ao falar da safona e não falar dele: Luís Gonzaga, o rei do baião. O músico nordestino foi um dos principais difusores da música de sanfona. Com sua sanfona de oito baixos, Gonzaga encantou o público que se concentrou nas festas populares nordestinas. A sanfona é um instrumento essencial do forró, um estilo de música originário do Nordeste.

O 8º Encontro cultural de sanfoneiro, 2018, dia 22/12, com além de várias  atrações como banda de Pífano ,samba de roda, grupo de violeiros e será acrescida ao evento algo de cunho social. Sim, todos estão convidado a levar um quilo de alimento em prol das pessoas mais carentes e que precisam ter um Natal melhor e mais alegre.

É dia 22 de dezembro, no Point da Ressaca do Messias. A partir de 11:Hs da manhã, e vento começará com aquele gostoso  samba de roda e em seguida entrará em cena a banda de pífano.

Além de muita leitura de cordel e a presença de Carlos Silva, mestre de cultura popular e cordelista.

Grupo de violeiro também estará presente na festa.

Você pode adquiri uma camisa, com Messias, e contribuir com mais esse grande evento cultural.

Leozinho do Acordeon, o paiaiaense Zé de Matinhos também estarão presentes nesse evento de cunho cultura/social.

Messias fará uma grande homenagem ao safoneiro a um grande ícone da Safona, Cesário. A homegem se estenderá ao vaqueiro do sertão, Josa.

O evento Encontro dos Sanfoneiros, fará com que você faça uma viagem por diversos ritmos da música brasileira como, Xaxado, Baião, quadrilhas juninas e outros ritmos.

Como diz Assis Ângelo, historiador e pesquisador da cultura popular brasileira, “é de extrema importância não deixar o forró, forró de verdade, morrer”.

É claro que o maior homenageado é o mestre Luís Gonzaga, criador do Baião.

A safona que chegou aqui na época do ingleses, estará “falando” alto e bonito em Nova Soure, Bahia.

Venha participar e prestigiar mais esse grande evento.

8º Encontro cultural de Sanfoneiros em Nova Soure, Bahia.

Local: Point da Ressaca

Organização: Messias

Imagens: arquivo pessoal de Messias

 

Texto: Carlos Sílvio

 

 

Carlos Silvio

Deixe sua mensagem

Facebook
https://www.youtube.com/channel/UCW7gLoeaKwZ9jy6c3KQjWfw
Instagram
WhatsApp WhatsApp